Dia Internacional da Mulher 2019

Em 2019, o Dia Internacional da Mulher cai numa sexta-feira, 8 de março. A data foi instituída oficialmente em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a luta das mulheres por melhores condições sociais, embora seja hoje um dia de consumo bastante distante de suas origens políticas.

Há diferentes versões sobre a origem do Dia da Mulher, todas contraditórias, carentes de documentação e distorcidas ao gosto dos diversos movimentos políticos e sociais que ao longo do tempo tentaram se aproveitar da data ou reduzir sua importância. A versão mais conhecida, no entanto, diz que em 8 de março de 1857, ou em 1911 – há referências a ambos os anos -, operárias e crianças que trabalhavam numa tecelagem em Nova Iorque morreram carbonizadas em um incêndio que teria causado grande comoção.

Uma das versões diz que essas mulheres protestavam por melhores condições de trabalho e que teriam sido, na verdade, trancadas no galpão e depois carbonizadas num incêndio criminoso. Outra história dá conta que a fábrica estava trancada, como eram todas as fábricas na época, e que o incêndio não teria causas determinadas. Seja como for, a data foi relembrada em muitas ocasiões posteriores em que organizações feministas, partidos políticos e sindicatos realizaram protestos em favor do sufrágio universal ou melhores condições de trabalho para mulheres e a data pegou.

imagem: @fotolia czarny_bez