Finados 2019

Em 2019 o feriado de Finados vai cair num sábado, 2 de novembro. A tradição de homenagear os mortos como fazemos hoje nos cemitérios, no Dia de Todos os Santos ou no dia subsequente dependendo do país, vem sendo reforçada pela Igreja Católica pelo menos desde o século II D.C.. Mas é celebrada de diferentes formas pelo mundo.

Na tradição protestante, por exemplo, a homenagem aos mortos é feita em casa, um pequeno resquício da cultura celta que acreditava na invocação dos falecidos em certos dias do ano. No México, apesar de séculos de catolicismo, ainda é tradição celebrar o dia dos mortos à moda Asteca. Nessa antiga cultura indígena, os mortos no nono mês do calendário solar, agosto, receberiam dos deuses autorização para retornar ao mundo dos vivos, ocasião celebrada com muita comida e música.

A tradição espírita recomenda apenas a exteriorização da lembrança dos desencarnados de forma respeitosa e carinhosa. A morte no Espiritismo é uma nova condição da alma, que prossegue em jornada ao longo de várias reencarnações.

Imagem: Cemitério do Gama, Gama, Brasília, DF, Brasil

Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Agência Brasília em https://flickr.com/photos/64586261@N02/22709454972. O licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-2.0.