Nossa Senhora Aparecida 2019

O feriado de Nossa Senhora Aparecida vai cair em 2019 num sábado e a data homenageia a padroeira do Brasil. No ano de 1717, na Vila de Guaratinguetá, um grupo de homens recebeu a incumbência de capturar no rio Paraíba do Sul peixes para um banquete em honra a um nobre de passagem pela região. Os pescadores lançaram várias vezes as redes no rio sem resultado, até que recuperam o corpo de uma imagem religiosa. Na tarrafada seguinte, vem a tona a cabeça. Era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição enegrecida pelas águas do rio. Na terceira tarrafada, as redes teriam se enchido de peixes a ponto de quase fazer a canoa tombar.

A notícia correu a região e foi considerada um milagre. Em pouco tempo, às margens do rio, foi estabelecida uma capela para guardar a imagem da santa negra, que virou um ponto de peregrinação conhecido em todo o Brasil. Depois disso, outros milagres foram atribuídos à imagem. Em 1850, conta-se que as correntes que continham um escravo de passagem pela capela teriam caído no momento em que iniciou suas orações à Nossa Senhora. Uma menina cega também teria recuperado a visão ao ser levada à presença da imagem. Em outro episódio, um pai cujo filho havia caído num rio caudaloso conseguira resgatá-lo após pedir ajuda à imagem.

Imagem: Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Brasil

Este ficheiro está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Esta fotografia foi produzida pela Agência Brasil